Venda de Iphone é proíbida no Brasil pelo Ministério da Justiça

A venda de iPhones sem carregador foi proibida no Brasil! O Ministério da Justiça impôs multa de R$12,2 milhões à Apple Computer Brasil e decidiu cancelar o registro de smartphones com a marca iPhone 12 na Anatel.

A decisão toma como medida estabelecida pela Secretaria Nacional do Consumidor em relação ao Ministério da Justiça em dezembro do ano passado. A Apple foi processada por vender smartphones sem carregador desde o iPhone 12. Isso se dá devido a venda de produtos incompletos ou sem características essenciais, discriminação de consumidores e transferência de responsabilidade para terceiros.

Em resposta, a Apple argumentou que sua decisão de não fornecer carregadores de bateria para smartphones foi motivada por preocupações ambientais para incentivar o consumo sustentável. Mas os argumentos apresentados não foram suficientes, pois a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou colocando todo o ônus no consumidor.

Segundo a agência, a fabricante poderia adotar outras medidas para reduzir seu impacto ambiental, como o uso de cabos de conexão USB-C e carregadores, que atualmente são adotados como padrão do setor.

Spread the love